fórum slim8° FÓRUM PENSAR A INFÂNCIA

Mais do que uma janela para o mundo, o audiovisual é um espelho de nossa sociedade. Cada vez mais, recorremos aos inúmeros formatos de telas existentes para tentar alcançar uma melhor compreensão sobre nós mesmos. A 8ª edição do Fórum Pensar a Infância convida seus participantes a verem a infância na tela não apenas com os olhos, mas também com o coração, buscando assim compreender as mudanças de paradigmas sociais do século XXI e analisar  como nós,  pensadores da infância,  podemos conduzir tais paradigmas para reforçar a imagem da criança essencialmente como sujeito desse tempo-espaço contemporâneo.

O Fórum Pensar a Infância acontecerá no Teatro Solar de Botafogo – Rua General Polidoro 180, Botafogo – RJ.

CARTA DE ABERTURA

Humberto Mauro, em 1930, já dizia que o Brasil precisa se ver nas telas. Reforçamos a frase do cineasta mineiro, 86 anos depois, dizendo que nossas crianças precisam se ver nas telas; elas precisam de personagens que possam se identificar, nos mais amplos aspectos, com as histórias que contamos. Juntos com pais e educadores, nós, realizadores audiovisuais, somos responsáveis pela autoestima de nossas crianças.

Nossa 8ª edição amplia a reflexão sobre como a cultura molda experiências e influencia o desenvolvimento das crianças, é preciso que a identidade delas seja fortalecida nas mídias. Filmes brasileiros precisam ser feitos, filmes brasileiros precisam ser vistos. Com essa proposta, nossa intenção é fortalecer os caminhos da produção brasileira audiovisual voltada para a infância para que todas as crianças possam encontrar em nossos filmes, séries ou desenhos animados, entretenimento, alegria, aprendizado e reflexão para juntos construirmos um mundo cada vez mais humano e pleno de significado. O Fórum Pensar a Infância não abre mão da possibilidade da existência de um cinema brasileiro voltado para o universo infantil com conexões sólidas, compatíveis ao mercado, e de olhar para nossas crianças de perto.

Sejam Bem-Vindos,

Carla Camurati e Carla Esmeralda

Festival Internacional de Cinema Infantil

Leticia Pires

Fórum Pensar a Infância.

 Clique e faça sua inscrição!

PAINÉIS

Dia 01 – 21/09

16h – Distribuição audiovisual

Apesar de cada vez melhor em seus aspectos técnicos e narrativos, o cinema brasileiro ainda está distante de alcançar abrangentemente a massa de espectadores de nosso país. O Fórum Pensar a Infância convida empresas distribuidoras e produtores audiovisuais a debater e refletir, junto com a nossa plateia, planejamentos e possíveis estratégias de longo alcance, discutindo inclusive, a absorção de outras plataformas para que o cinema infantil brasileiro chegue a mais crianças.

18h- Políticas para o audiovisual – Encontro com autoridades

Abraçar e fomentar projetos culturais direcionados à infância é pensar em um Brasil como sociedade, capaz e eficiente diante de qualquer cenário de adversidade. Consciente da imensa parcela da população ainda em formação para a cultura do nosso país, a 8ª edição do Fórum Pensar a Infância convida autoridades políticas e representantes institucionais a exporem seus pensamentos e estratégias em prol de um alicerce cultural sólido, e a dividirem conosco seus pensamentos sobre a importância de incentivar projetos direcionados às nossas crianças, compartilhando suas intenções a curto, médio e longo prazo.

Dia 02 – 22/09

10h30 – Imprensa e infância

Embora a divulgação de projetos culturais voltados para a infância não seja, muitas vezes, vista como atividade necessária, relevante e até obrigatória para que se estabeleça uma ponte definitiva entre realizadores e sociedade, ela não só é peça fundamental para o sucesso e continuidade de ações que entretêm e ensinam nossas crianças, mas também é inegável fonte de geração e circulação de conhecimento. Neste painel, jornalistas e blogueiros ligados à infância refletem sobre o espaço cada vez mais limitado em nossos meios de comunicação para tratarem do tema e reforçarem a importância da divulgação artística como prática de inclusão e fomento cultural.

14h- Música e Imagem – a criação da trilha sonora

A trilha sonora é um elemento narrativo fundamental capaz de conduzir consciências e emoções de qualquer gênero, e fundamental no despertar de um interesse maior por nossas criações audiovisuais, sobretudo quando se trata de filmes destinados ao público infantil. O Fórum Pensar a Infância convida o músico, produtor musical e compositor Hélio Zizkind, para uma aula especial, reforçando a importância de pensarmos a trilha sonora como elemento narrativo da concepção à finalização de nossos projetos.

16h – Adaptação Literária

O objetivo deste painel é, em primeiro lugar, ir à busca de uma avaliação quantitativa e funcional das adaptações literárias infantis e juvenis para o cinema brasileiro e, a partir disso, refletir sobre a necessidade de criarmos pontes mais sólidas entre dois mercados aparentemente distintos – editorial e audiovisual – para que a adaptação enquanto gênero narrativo se transforme em linguagem rotineira, exaltando a nossa rica literatura infantil e potencializando ainda mais as nossas histórias.

Dia 03 – 23/09

10h30 – Gênero e Representatividade

O desafio de estabelecermos uma sociedade plural e representativa começa com as nossas crianças: meninos e meninas têm talentos que não são determinados pelo seu gênero, cor ou sexualidade. O Fórum Pensar a Infância reúne pensadores e realizadores culturais para debaterem possíveis caminhos na meta de alcançarmos uma sociedade que respeita a diversidade e prioriza o empoderamento da criança no respeito à infância e suas descobertas.

14h- Núcleo Criativo – desenvolvimento de projetos para a infância

Os núcleos criativos e os editais de desenvolvimento impulsionaram um novo modo de pensar o mercado audiovisual. Neste keynote, convidamos a Ancine para apresentar um panorama dos núcleos já em curso, classificando os núcleos dirigidos a crianças e adolescentes. Entender melhor quais são os critérios de avaliação que fazem com que um determinado projeto seja selecionado é criar uma conexão para que as obras audiovisuais se comuniquem com as crianças e dar mais possibilidade a projetos voltados para a infância.

Moderação Carla Esmeralda com perguntas da plateia.

16h – Causas pela Infância

É na infância que construímos os nossos valores, crenças e princípios. E toda falta de amor, compreensão e qualquer dificuldade que se tenha tido nesta fase irá se manifestar mais tarde, quando jovens ou adultos. À luz de alguns movimentos que se preocupam em cuidar das nossas crianças para que no futuro elas se tornem adultos emocionalmente capazes e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade, o Fórum Pensar a Infância encerra a sua oitava edição convidando Institutos e ONGS com trabalhos expressivos que lutam por nossas crianças com o intuito de compreender como nós, realizadores culturais, podemos contribuir positivamente com estes trabalhos.

O Fórum Pensar a Infância acontecerá no Teatro Solar de Botafogo – Rua General Polidoro 180, Botafogo – RJ.

 

 

 

Páginas similares