‘Programa Foco México’ destaca produções mexicanas no Festival Internacional de Cinema Infantil

Mostra conta com três longas-metragens, dois dublados do vivo e um dublado exclusivamente pelo Festival, e exibições de seis curtas de animações

 

As produções audiovisuais mexicanas terão espaço garantido na programação do 15º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), a partir da mostra ‘Foco México’, que conta com películas selecionadas pelo consulado do México, em São Paulo. Além das exibições de conteúdos inéditos no Brasil, algumas sessões dos filmes de longa-metragem serão dubladas por profissionais, simultaneamente às projeções, que acontecerão no CineSesc Augusta, entre os dias 21 e 27 de setembro, e haverá três sessões no Cinemark Eldorado. A programação é parte do lançamento do calendário do FICI 2017 que, este ano, começará em São Paulo.

Para esse especial de dublagens ao vivo, foram escolhidos: ‘A Fantástica Fórmula do Dr. Funes’ (2014), dirigido por José Buil, uma adaptação do conto homônimo do escritor mexicano Francisco Hinojosa, que conta a história de um menino que descobre, com seu telescópio, que seu vizinho prepara uma estranha fórmula; e Um Cavalo Chamado Elefante(2016), coprodução mexicana com Chile e Colômbia, de Andrés Waissbluth, que mostra a aventura de dois meninos que, tentando recuperar o cavalo do avô, conhecem os encantos do mundo do circo.

Por Meus Bigodes(2014), de Miguel Caramés, apresenta a história do garoto Ulisses que, do dia para a noite, vê crescer um bigodão em seu rosto e, por isso, passa a chamar atenção na escola. O FICI fez uma dublagem exclusiva do filme para as sessões.

Nos dias 21, 23 e 27 de setembro, o público infantil também irá se divertir com as seleções de curtas, que incluem sessões de ‘O Professor e a Flor(2014), de Daniel Irabién Peniche, que narra a vida de um homem que só mantém o ânimo graças a sua flor, e ‘Borboletas(2011), de Victor René Ramírez Madrigal, que mostra o encontro entre um menino e um velho, que o pequeno descobre ser um mágico. Em ‘O Balanço do Céu(2013), que teve a batuta de Gildardo Santoyo del Castillo, as crianças irão acompanhar as  peripécias do pássaro Pedro que, sem conseguir seguir seu bando, lança voo sozinho.

Raúl Robin Alejandro Morales Reyes dirigiu a história de um músico preso na rigidez de uma banda militar em ‘O Corneteiro(2014); Alejandro García Caballero versa sobre as tardes de música e memória de um maestro em ‘As Tardes de Tintico(2010) e, por fim, ‘Eskimal(2012), de Homero Ramírez Tena, trata do universo de um esquimó e sua foquinha, que têm suas vidas mudadas após uma terrível interferência externa.

O FICI terá meia-entrada para todos e este ano será lançado primeiro em São Paulo (SP), de 21 de setembro a 1º de outubro; Estará de 2 a 12 de novembro em Salvador (BA), Aracaju (SE) e Natal (RN), e finalmente chegará ao Rio de Janeiro e Niterói (RJ) de 24 de novembro a 3 de dezembro. A programação completa está disponível em:  http://festivaldecinemainfantil.com.br/.