Mieke de Jong é homenageada com programação especial no 15º Festival Internacional de Cinema Infantil

“Mestres da Infância” apresenta série inédita no Brasil, um curta e um longa-metragem escritos pela roteirista holandesa

 

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), chega a sua 15ª edição neste ano com um programa especial em homenagem à roteirista holandesa Mieke de Jong. Trata-se do ciclo ‘Mestres da Infância’, que vai levar às telonas do Cinemark Eldorado e do CineSesc Augusta,  três trabalhos assinados por ela, lançados em 2016:  ‘O Circo de Rinti’; ‘Professor Sapo’ e ‘Sem Família, série inédita no Brasil, que terá sua première dia 25 de setembro, no FICI, com a presença da roteirista. A programação é parte do lançamento do calendário do Festival de 2017 que, este ano, começará em São Paulo.

Na ativa desde meados dos anos 1990, Jong é reconhecida também por outros trabalhos para o público infantil como ‘Tony 10’ (exibido no FICI em 2012); e ‘Iep!’, levado à mostra em 2010. Característico em suas histórias, a roteirista mescla o fantástico e o real, como em ‘Lepel’ (2005), que conta a história de um garoto cujos pais o deixaram para viajar pelo mundo a bordo de um balão, e ‘Knetter’ (2005), que mostra uma garota fascinada por elefantes que precisa aprender a lidar com responsabilidades e com sua mãe, que sofre de transtorno bipolar.

 

Em 2017 a programação do festival reunirá mais de 100 filmes de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento, além de organizar mostras especiais, oficinas e debates. Ao longo das suas edições, o festival já soma mais de mil filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores.

 

Confira, abaixo, a sinopse dos filmes do programa ‘Mestres da Infância’, que serão apresentados em sessões de dublagem ao vivo.

 

Sobre O Circo do Rinti

Rinti é um filhote descobrindo o mundo, como uma criança – tão enternecedor, familiar e tocante quanto um pequeno humano pode ser. Ele adora se aventurar e pode até passar dos limites algumas vezes. Mas seja indo para a escola pela primeira vez, ficando com o dente mole ou grudado na avó, ele sempre nos remete a momentos felizes e deliciosos de assistir. (Série de animação, 5 min.). O episódio O Circo de Rinti será o filme de abertura das sessões de Professor Sapo.

 

Sobre Professor Sapo

Um professor com um segredo extraordinário: de vez em quando, ele se transforma em um sapo! Por sorte, uma de suas alunas adora anfíbios e faz tudo para protegê-lo. (longa-metragem, live action, 83 min.)

 

Sessões: 23 de setembro, às 16h30 no CineSesc

24 de setembro, às 13h30, no Cinemark Eldorado

26 de setembro, às 14h00, no CineSesc – sessão especial com debate

 

 

 


Sobre Sem Família

A história de um órfão e sua incrível jornada para encontrar sua família. Remi foi encontrado ainda bebê atrás de um mercado, por uma mulher. Porém, quando o marido do exterior, ele não tolera a presença do menino, que é abandonado uma segunda vez. Remi é então recolhido por um homem de um circo itinerante e começa a viver grandes aventuras. (série live-action, será apresentada na íntegra em première no FICI.)

 

Sessões: 25 de setembro, às 14h30 (episódios 1 a 10), no CineSesc

25 de setembro, às 16h30 (episódios 11 a 20), no CineSesc